O melasma é uma desafio e tanto para nós profissionais da estética e vamos ser sinceras, quem nunca sentiu aquela insegurança em tratar essa disfunção? E o tal efeito rebote? E as clientes que não utilizam FPS e querem resultados?
Vamos discutir algumas estratégias para você tirar de letra sobre o assunto "Melasma".
Melasma é uma hipermelanose crônica, portanto não diga a sua cliente que essa mancha tem cura! Mas tem controle!
Afeta principalmente áreas fotoexpostas da pele como testas(região frontal) e malar. Acomete ambos os sexos, mas notamos mais casos em mulheres com idade fértil e fototipos altos.
Sua etiologia é desconhecida mas alguns estudos apontam vários fatores que estão relacionados como uso de anticoncepcionais orais, medicamentos tóxicos e disfunções da tireóide, exposição solar entre outros.
Sobre a questão da Radiação UV, estudos revelaram um aumento no tamanho dos melanócitos, acompanhado de um aumento da atividade da tirosinase.
ÁCIDO TRANEXÂMICO
Ele foi relatado primeiramente por Nijo Sadako no ano de 1979, quando utilizava o farmaco para tratar um paciente com urticária crônica e observou a redução do melasma após um período de duas a três semanas de tratamento.
A partir daí iniciaram estudos sobre seu uso oral, tópico e injetável sobre o melasma.
É um fármaco hidrofílico, derivado sintético da lisina e inibe o ativador de plasminogênio. Esta inibição bloqueia a conversão do plasminogênio em plasmina( é uma protease(enzima) que melhora a liberação intracelular de ácido araquidônico (AA) e do hormônio alfa estimulador de melanócitos (α-MSH). O AA e o α-MSH estimulam a melanogênese, logo ocorre aumento na produção de melanina.)(BAGHERANI, 2015; STEINER et al., 2011).
O plasminogênio está presente também nas células basais epidérmicas. A indução do ativador do plasminogênio pela exposição UV resulta no processo de melanogênese. Além disso, tanto os anticoncepcionais quanto a gravidez ativam esse processo através do aumento do ativador do plasminogênio sérico (BAGHERANI, 2015; STEINER et al., 2011; TSE; HUI, 2013).
O ácido tranexâmico também impede a ligação de plasminogênio aos queratinócitos e, assim, inibe a atividade de plasmina induzida por UV. A.
Há ainda a inibição da produção de prostaglandinas (PGs), com consequente redução da atividade da tirosinase nos melanócitos.
O sistema de ativação do plasminogênio é complexo e ocorre paralelamente à cascata da coagulação, então vale a pena estudarmos mais sobre tratamentos que envolvam processos inflamatórios e injúria (microagulhamento acima de 1mm) sobre o melasma.
Será que a inflamação sobre um melasma de uma pessoa com altos níveis de radicais livres e toxinas seria uma forma segura de tratar a despigmentação?
Uma estratégia segura e eficiente, é a utilização de ácido tranexâmico via drug delivery com microagulhamento de 0,5mm.
Eu recomendo a linha de mesclas da Mezzo, são seguras para microagulhamento. E sem efeito rebote!
Concept T. I Radiance, 100% estéril, conceito 5 free e ativos nanotecnológicos, uma nova geração de melanoreguladores que restaura o tom perfeito e iluminado da pele. Com tecnologia S.M.A.R.T, atua em sete alvos biológicos, diferente níveis, protege a pele, previne a inflamação e controla a vermelhidão. Com fórmula inovadora, possui ativos já consagrados com relação à luminosidade, clareamento, preenchimento de linhas e jovialidade como NANOFACTOR TGP-2, ÁCIDO TRANEXÂMICO e NANOFACTOR C. Além disso foi incorporado na formulação como potencializadores como EXOPOLISSACARÍDEOS WHITE, promove uma ação de blindagem na pele contra a poluição, bloqueia a síntese de melanina mesmo sob radiação UV. Além do Brightenyl, o primeiro ativo cosmético que é ativado por uma nova camada funcional da pele humana: o stratum microbium. Esta nova camada atua como um ativo em véu vivo que converte Brightenyl em duas moléculas, que agem em sete alvos biológicos para obtenção da aparência perfeita da pele (tonalidade clara, luminosidade, independente da cor da pele).
Conheça mais sobre a Mezzo:
https://lojamezzo.com.br/microagulhamento/concept-ti-radiance
https://lojamezzo.com.br/
Comments