A pele suborbital, região onde se formam as olheiras, apresenta uma espessura muito fina, aproximadamente 0,4 mm enquanto o restante da pele do corpo tem em média 2 mm.
Portanto, qualquer acúmulo de pigmento e de vasos sanguíneos, são mais evidenciados devido a transparência da pele fina desta região.
As manchas são formadas por? - excesso de pigmento de melanina e/ou hemossiderina. - excesso de vasos sangüíneos. -bolsas( líquido ou gordura).
Diferenças entre Olheiras...
É muito importante você detectar o tipo para seguir uma linha de tratamento adequada para as causas do problema.
Olheiras arroxeadas.
Neste tipo de pigmentação, se da pelo excesso de vasos sanguíneos nesta região e podem aparecer desde a infância. Estes vasos costumam ser frágeis e dilatados, e a circulação local é mais lenta, favorecendo o escape de algumas células do sangue para fora do vaso. O corpo por sua vez reabsorve estas células e os processos de reações químicas formam um pigmento chamado hemossiderina, que acentuam a coloração das olheiras. Com este excesso de pigmento as olheiras se tornam amarronzadas.
Noites mal dormidas, fumo, estresse, bebidas alcoólicas, café e período menstrual são fatores que contribuem para a dilatação e diminuição de circulação nestes vasos.
Olheiras Castanhas.
Estas olheiras são formadas por hiperpigmentação de melanina e costumam aparecer em adultos, e quando expostas ao sol sem proteção solar, pioram o quadro.
As Bolsas, se formam por líquidos acumulados ou deposição de gordura e formam uma sombra na pálpebra, dando o aspecto de manchas no local.
Possíveis Causas:
Hereditariedade: Quanto mais transparente a pele ( caráter hereditário), mais escuras são as olheiras.
Formação Óssea: Em algumas pessoas, a estrutura óssea mais acentuada ao redor dos olhos podem causar um sombreamento, reforçando a coloração das olheiras.
Alergias, Asma e Eczema: estas doenças causam coceira na região dos olhos, e o atrito do ato de cocar estimula a produção de pigmento na área. Pessoas com alergia têm uma tendência a deficiência de vitaminas B6, B12 e ácido fólico e o consumo de alimentos e complexos vitamínicos podem ajudar na diminuição das olheiras.
Anemia: Alguns especialistas afirmam que a falta de ferro facilita a formação de olheiras, devido à diminuição de oxigênio levado ao local.
Fadiga: dormir menos 8 h, cansaço, estresse, fazem com que a pele face se torne mais pálida, e conseqüentemente as olheiras se tornam mais evidentes.
Problemas Hepáticos
Idade: As olheiras normalmente se tornam mais evidentes com a idade. Isso porque a pele vai perdendo colágeno.
Dicas:
1. Use compressas frias com pepinos ou saquinhos de chá de camomila gelado nos olhos. Eles diminuem o inchaço e melhoram a circulação no local.
2. Use dois travesseiros para dormir. Quanto mais a sua cabeça estiver alta, mais gravidade ajuda a impedir que a região dos olhos fique congestionada.
3. Se você tem rinite, lave o nariz com soro várias vezes por dia e principalmente antes de dormir. Evite também ficar “esfregando” a região em volta dos olhos. O escurecimento é uma defesa da pele contra irritação constante.
4. Use sempre óculos escuros e protetor solar em volta dos olhos.
5. Alguns cremes também ajudam a clarear as olheiras, os que contém ácido tioglicólico são uma opção interessante com resultados comprovados. Alguns procedimentos com laser também ajudam. Fale sobre eles com o seu dermatologista.
6. Na hora de camuflar, os corretivos mais amarelados costumam esconder melhor o arroxeado das olheiras.
7. Ter uma boa noite de sono contribui para um processo de reparação bem sucedida em no organismo, e os estresse orgânico induz a dilatação neste local aumentando as olheiras.
8. Faça movimentos circulares ao redor dos olhos e realize exercícios para a musculatura facial antes de dormir.
Cuidado! - Se você tiver alergia à camomila, a compressa de chá pode fazer seus olhos incharem.
- Evite produtos cosméticos que contenham fragância. - Fique longe de corretivos ou cremes que contenham ácido salicílico, eles podem causar uma queimadura química piorando o quadro de hiperpigmentação. - Não aplique gelo diretamente à pele de seus olhos, pois poderá causar queimadura. - Utilize filtro solar diariamente. -Nunca utilize limão para fazer esfoliação e clareamento. - Tenha certeza de que você não é alérgico a nenhum dos produtos que está prestes a utilizar.
Alguns Tratamentos Médicos:
· Preenchimento do sulco;
· Laser de C02 - vaporiza a água e a queima, induz a troca de pele, por uma mais clara.
· Luz Intensa Pulsada- O laser de Luz Intensa Pulsada tem a capacidade de estimular a produção de colágeno, espessando a pele e diminuindo sua transparência.
· Prescrição de cremes despigmentantes, com hidroquinona, ácido retinóico e, por vezes, vitamina K.
Paciência: as olheiras não somem, a cura total é impossível.
Por Vivian Veroneze
Comments