A melanina constitui o principal pigmento responsável pela coloração da pele.
Sua síntese ocorre a partir de células especializadas da epiderme chamandas melanócitos.
Os melanócitos são células com vários prolongamentos(dendritos), e além de produtoras da melanina, também são responsáveis pela distribuição de melanina para os queratinócitos (células superficiais) da epiderme.
A síntese inicia- se com a cascata de oxidações sobe intermédio da enzima tironase, que cataliza a L-tirosina à L-Dopa e posteriomente a oxidação de L-Dopa à dopaquinona.
Após a reação no interior dos melanossomas, a DOPA-quinona pode resultar em eumelanina, ou após outras reações químicas podem formar a feomelanina. Ao final da síntese os grânulos de melanina são transportados pelos melassomas até os prolongamentosdo melanócitos, que estão diretamenteligadas aos querátinócitos epiteliais, pigmentando a pele. A principal função da melanina é constituir um sistema de mecanismo de defesa contra raios ultravioletas nas células epiteliais, de forma a proteger o material genético das células.
Referências Bibliográficas: O, Isabel Oliveira, A. J. ,Hiram - Conhecimentos atuais sobre a biologia dos melanócitos no folículo piloso humano - An. Bras. Dermatol. vol.78 no.3 Rio de Janeiro May/June 2003
Site: Portal da Educação,
Link:http://www.portaleducacao.com.br/estetica/noticias/40319/formacao-da-melanina#
Comments